terça-feira, 17 de novembro de 2015


 PROJETO ASSOCIAÇÃO LEGAL: OFICINA CAPACITA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E DIRIGENTES DE ASSOCIAÇÕES EM CAPTAÇÃO DE RECURSOS. 
ESCRITO POR RAFAEL CAVALCANTI BARRETO  POSTADO EM NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Com o apoio da 24ª Promotoria de Justiça da Capital (Fundações) do Ministério Público do Estado de Alagoas, a Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal) promoveu, na sexta-feira (13), a primeira das duas etapas da oficina “Elaboração de Projetos Sociais objetivando captação de recursos”. O evento ocorreu durante todo o dia na Escola Legislativa, que fica na Casa de Tavares Bastos, no Centro.
Quem ministrou a oficina foi a administradora de empresa Eliane Amorim Merten, que também é especialista em Recursos Humanos e Gestão de Inovação de Competitividade e gestora da Master Consultoria Educacional. Ao longo de 16 horas de aulas didáticas e práticas, a palestrante apresentará os conceitos fundamentais para elaboração de projetos, as principais ferramentas para confeccioná-los e a construção de iniciativas com plano de atendimento, aplicação e metas. Haverá entrega de certificado para os participantes.
“A partir do projeto Associação Legal, observamos que algumas instituições precisavam de uma capacitação mais aprofundada em algumas atividades. A captação de recursos é uma delas. Diante do retorno do público, podemos descrever o evento como algo emocionante e efetivo, ao mesmo tempo em que reforça a perspectiva de que o Ministério Público e a Famecal estão no caminho certo na ajuda das fundações e associações comunitárias”, destacou a promotora de Justiça Failde Mendonça.
O diretor de Formação e Educação Comunitária da Famecal, Antônio Sabino, aprovou a oficina e elogiou a dinâmica da palestrante, que, segundo ele, soube lidar com um público heterogêneo, composto por pessoas que já tinham noções básicas de gerenciamento de projetos e outras completamente leigas no assunto. “No dia 27 de novembro, voltaremos à Escola Legislativa para a segunda etapa, quando teremos uma oficina de fato para confeccionar estas iniciativas estratégicas”, disse.
A promotora de Justiça afirmou que, em 2016, haverá mais quatro cursos voltados para a captação de recursos, sendo dois deles avançados (para as turmas já iniciadas) e outros dois básicos, que ocorrerão alternadamente. Um deles abordará ações de marketing para a área.
Associação Legal
O projeto Associação Legal surgiu na busca por eliminar dificuldades existentes nas organizações comunitárias, as quais foram detectadas pela 24ª Promotoria de Justiça da Capital nas audiências com membros e dirigentes de associações e fundações, bem como em visitas realizadas pela promotoria.
A iniciativa tem como objetivo atuar de forma mais proativa diante das instituições para capacitar dirigentes, membros e conselheiros, bem como lideranças locais, a partir da forma mais ética, legal e cordial de agir com os usuários dos serviços e no trato dos recursos sociais e públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário