sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Formação de lideranças será debatida em seminário de entidades comunitárias

Evento promovido pelo MPE e Famecal, com o apoio do Governo do Estado, acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Convenções
Seminário terá mesa-redonda que abordará a formação e capacitação permanente de lideranças comunitárias(Foto: Ascom/Seades)
Texto de Petrônio Viana
Com o apoio do Governo de Alagoas, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal) realizam, nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, a quarta edição do Seminário do Projeto Associação Legal, intitulado ‘Intersetorialidade – De mãos dadas: Governo (1º Setor), Empresas, Comércio e Indústria (2º Setor) e Entidades de Interesse Social sem Fins Lucrativos (3º Setor), pela paz e bem-estar social’.
 Nessa quinta-feira (8), o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, recebeu a assessora da 24ª Promotoria de Justiça Coletiva, especializada em Fundações do MPE, Cristina Mendes; o presidente da Famecal, Petrúcio dos Santos; e o presidente da Confederação Brasileira de Federações de Associações de Moradores e Entidades Comunitárias, Antônio Sabino, para debater a programação do seminário.

A partir da sugestão do secretário, foi incluída na programação uma mesa-redonda que abordará a temática da formação e capacitação permanente de lideranças comunitárias, com vistas à criação de uma Universidade Aberta para dirigentes dessas entidades.
 “Para que o trabalho comunitário avance é fundamental que essas lideranças adquiram cada vez mais conhecimentos em gestão, elaboração de projetos, elaboração de estatutos, comunicação interpessoal, trabalho em equipe e articulação com outras entidades”, observou Pinaud.
 O dirigente Antônio Sabino também ressaltou a importância dessa preparação. “Temos mais de 300 entidades filiadas à Famecal. São muito dirigentes e é importante que eles estejam capacitados para trabalhar com o seu público-alvo. O gestor comunitário é um empreendedor social e deve ter uma formação consistente para executar seu trabalho”, disse.
 O projeto Associação Legal foi criado em 2014, com a meta de capacitar dirigentes, membros e conselheiros de entidades de interesse social, líderes comunitários e demais interessados no desenvolvimento da intersetorialidade. A expectativa da 24ª Promotoria de Justiça é reunir 500 participantes nesta edição do Seminário Associação Legal, cujas inscrições seguem até o dia 5 de outubro. Elas podem ser feitas pelo site www.eventclick.com.br/asslegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário